O CONTROLO
DO PENSAMENTO EN CONTEXTOS MODERNOS
Segundo
Marvin Harris, antropólogo americano de craveira, uma forma importante de
conseguir o controlo do pensamento consiste, não em assustar ou ameaçar as
massas, mas sim, atraí-las a identificar-se com a elite governamental e
usufruir indirectamente da pompa dos acontecimentos estatais. Espectáculos
públicos, tais como, procissões, coroações, paradas militares, operam contra os
efeitos alienantes, da pobreza e da exploração. Durante a época Romana, as
massas eram reprimidas, mas era - lhes permitido, assistir a combates de
gladiadores e outros espectáculos circenses. Os sistemas estatais modernos têm,
no cinema medíocre, televisão, rádio, desportos organizados, satélites e
viagens de sondas interplanetários, técnicas poderosas, para distrair e
entreter os seus cidadãos. Através de modernos meios de comunicação, a
consciência de milhões de ouvintes, leitores e espectadores, é manipulada com
truques, por pessoas sem escrúpulos, a soldo dos governos. Devo dizer que, a
forma mais efectiva deste “CIRCO ROMANO” até hoje conseguido, são os
“entretenimentos” transmitidos, que chegam as nossas casas com a sua
maravilhosa tecnologia, e hoje em dia, chega até no cu de judas. A televisão e
a rádio, não só reduzem o descontentamento, a “divertir pessoas”, também
hipnotiza as pessoas que, de forma passiva, comendo pipocas e hambúrgueres,
sentados nos seus traseiros de chumbo e com cabeças macrocéfalas, não saem a
rua, para manifestar o seu descontentamento contra os abusos e incompetência
dos governantes…
Mesmo assim,
eu acredito, que, o maior perigo, o mais poderoso controlo do pensamento, não
está nas drogas electrónicas da indústria de entretenimento, mas sim, na
máquina de educação obrigatória, apoiado pelo Estado. Professores e escolas,
satisfazem obviamente, as necessidades instrumentais das complexas civilizações
industriais, domesticando de forma manipuladora cada geração em nome do seu “bem-estar”.
São estes mesmos professores e escolas, que dedicam o seu tempo numa educação
não instrumental: Formação cívica, história, educação política, estudos sociais
Etc… Matérias plenas de implícitos e explícitos sobre a cultura, o ser humano,
a natureza e retrata bem, a superioridade do sistema político-económico por
eles ensinados. Nos antigos países comunistas, o objectivo desta forma de
educação obrigatória, teve sempre como objectivo o doutrinamento político. Sem
qualquer dúvida direi, que os países capitalistas ocidentais, não são melhores,
com as suas ditas democracias que, de forma presunçosa “acreditam,” que o seu
sistema educativo, não é uma forma de doutrinamento político… Muitos
professores e escolas, carentes de uma perspectiva comparativa, não são
conscientes da forma como os seus livros, planos de estudo, exposições nas
aulas Etc, apoiam em pleno, o STATUS QUO!...
O monopólio do pensamento é cada vez mais ameaçador
amigo! É fundamental estarmos vigilante nestes tempos que correm, a demagogia
política, atento aos corrosivos banqueiros sem escrúpulos, aos economistas
desonestos, as asquerosas baratas nojentas, intelectuais orgânicos, estes grandes
manipuladores dos jornais, das televisões, estes Opinion Makers a soldo do dinheiro e do Poder.
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