12 de jun. de 2010

BASQUIAT NA FUNDAÇÃO BAYELER


Jean-Michel Basquiat (22 de dezembro 1960, Brooklyn, Nova Iorque - 12 de agosto de 1988, Nova Iorque) artista americano. Ganhou popularidade primeiro pintando grafite, depois de ter conhecido o artista da Pop Art, Andy Warol, como neo-expressionista alcançou o auge da sua carreira efemera. Viria a morrer com apenas 28 anos : A Fundação Bayeler nos arredores da cidade de Basileia na Suíça, com a sua arquitectura fantástica, rodeada por jardins harmoniosos com esculturas de Calder, é um templo moderno de Arte contenporanêa . Neste dia de sol, em que esta cidade Suíça, canta alegria, tive o previlégio de ver uma retrospectiva deste prodigio chamado Basquiat, que infelizmente perdeu a vida, tão cedo. Explicar em palavras esta mostra seria uma abstração. Saí do local encharcado de beleza... Morrem os grandes artistas, fica a sua obra... Aconselho aos que não tem a opurtunidade de ver as obras de J M Barquiat, o filme biográfico sobre este artista, feito pelo cineaste e também grande artista plástico: Julian Schnabel.
Um abraço dês de Basieleia
Tchalê Figueira

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é Tchalê, não sei se é sorte ou sentido de oportunidade, ou mais trivialmente, o faro aguçado do artista.

Aproveita por ti e por todos nós. Vai partilhando, os tesu sucessos, e o privilégio de ver aquele a quem chamaram 'l'enfant terrible de la peinture néo-expressionniste' ou ainda 'génial électron libre'. Não morreu cedo não. Como o cometa Rimbeau, ele cumpriu a meteórica missão de pintar e evaporar-se. O que importa é a obra que fica para nossa perplexidade.

Para os mais curiosos cá fica o link para a exposição, que depois migrará para Paris:
www.fondationbeyeler.org

Gr Ab
ZCunha

Wanasema disse...

Basquiat foi simplesmente sensacional! Sua carreira meteórica foi a que mais impressionou nos anos 80. Sou fã incondicional do artista! Fico feliz por saber que você viu esta exposição.
Grande abraço!!!