6 de out. de 2009

ESTÍMULO A LEITURA


Sabemos que o hábito de leitura em Cabo-Verde é uma desgraça. Há quem culpa o fenómeno telenovela, futebol, jogos em DVD, filmes de má qualidade… Não acredito totalmente nesta desculpa!...

O que dizer do nosso sistema escolar, onde os alunos começam a estudar de forma bastante supérflua alguns escritores, poetas Cabo-verdianos, e portugueses, nos últimos dois anos da secundária, antes de ingressarem na universidade... Ou seja, no décimo primeiro ano, e no décimo segundo ano, por mera obrigação? …
Sem um projecto pedagógico coerente, paira neste país uma enorme lacuna no que diz respeito, estímular o hábito de leitura… Não só nos jovens, mas, em todas as camadas deste país: Políticos, professores, funcionários, policias, etc. etc…

Lembro-me de um slogan publicitário alguns anos a traz, escrito numa camisola numa destas benditas feiras do livro, onde muita gente com ar de bazofaria, vão dar a cara com ares de intelectuais recém-nascidos. O slogan dizia assim: Um livro, um, amigo!...

Porque, criar “amigos” só a partir da secundária, ou nas feiras do livro, (Muito exibicionismo) quando tudo deveria começar nos jardins infantis, com professores lendo contos da carochinha as crianças, e, mais tarde, nas outras classes, um dia da semana, especialmente dedicado a leitura de textos, de escritores, poetas nacionais, e mundiais?

Cultivar a amizade, é algo que deve ser estimulado de tenra idade. Neste caso, amizade: UM LIVRO, UM AMIGO.

2 comentários:

Tey Alexandre SilFonSoares disse...

Quem não costuma ler,
tem problemas de compreensão
E não consegue converter
o que lhe vai na imaginação

Quem não usa leitura
não evolui a sua existência
que continua sempre... Burra
Sem um pingo de inteligência

Tchale Figueira disse...

Sem papa na lingua...