3 de set. de 2009

As Benevolentes de Jonathan Littell


Depois de ter lido o tremendo livro de Jonathan LittellAs Benevolentes” que são as memórias de Maximilien Aue, um ex-oficial oficial das SS que participa na sombria execução dos Judeus e organização dos campos de concentração até o fim da segunda guerra, Pergunto: O que leva o Homem a fazer o mal?

Nalgumas cenas do livro, Jonathan Littell descreve por exemplo, como Rudolf Eichman o organizador do holocausto, junto com os seus amigos, em sua casa em Berlim, se juntavam para tocar Streiche Quartetos de Beethoven... Como é possível, que um homem como Eichman, o organizador do diabólico plano que exterminou seis milhões de pessoas, podia reunir festivamente com os seus amigos, bebendo champanhe, tocar a sublime musica de Beethoven, o grande Criador da Nona Sinfonia: Hino a Liberdade, com versos do grande poeta Schiler?...
Ou, o próprio Maximilian Aue que, ao executar, judeus e ciganos, pensava que, cada criança, homem e mulher que ele e os seus soldados executavam, viam a cara das suas próprias mães, pais e filhos!!!! - O que leva o homem a ser mau? O que leva o homem a fazer o mal? “As Benevolentes” é um livro que nos desafia a reflectir profundamente sobre a condição Humana.
Este livro foi publicado pela Dom Quijote editora

Nenhum comentário: