24 de ago. de 2009

TELENOVELA, CASTA E RACISMO


os brāhmaṇa (sacerdotes e letrados) nasceram da cabeça de Brahma);
os kṣatrya (guerreiros) nasceram dos braços de Brahma);
os vaiśya (comerciantes) nasceram das pernas de Brahma) ;
os śūdra (servos: camponeses, artesãos e operários) nasceram dos pés de Brahma.
À margem dessa estrutura social havia os dalits (coveiros), que vieram da poeira debaixo do pé de Brahma. Mais conhecidos como párias, sem casta, eram considerados intocáveis por todas as castas. Hoje são chamados de haridchans, haryans ou dalit. Com o passar do tempo, ocorreram centenas de subdivisões, que não param de se multiplicar.
A origem do sistema de castas é incerta. Segundo o hinduísmo, vem de Brahma, a divindade criadora do universo, mas parece ser proveniente da divisão entre os migrantes arianos - subgrupo dos indo-europeus que povoou a Península da Índia por volta de 1500 a.C., vindo do norte, pelo Punjabe - e os nativos (dasya), que se tornaram escravos. As primeiras referências históricas sobre a existência de castas se encontram em um livro sagrado dos hindus, o Manu, possivelmente escrito entre 600 a.C. e 250 a.C..
TELENOVELA
A alienação nestas ilhas é algo de gritante, e creio que somos uns dos maiores consumidores de lixo televisivo vindo do Brasil.

Com a telenovela Caminho das Índias, as pessoas aqui em Cabo-verde entusiasmadas estão seguindo uma história Kitsch, a leste do verdadeiro contexto real da Índia e do Brasil…

Usando estereótipos e os clichés de sempre, o realizador vai esgravatar a milenária historia das castas ( O GRANDE GHANDI TENTOU SEM SUCESSO ACABAR COM ESTAS CASTAS) amores entre pessoas de classes sociais diferentes, que sabemos, serem impossíveis na vida real da Índia, que nesta novela, (obviamente) tornam-se possíveis…

Actores brasileiros (brancos) de forma péssima, actuam representando personagens Indianos…
Do meu ponto de vista e, dos meus conhecimentos literários, da milenária cultura, os actores nesta novela, parecem actores de uma péssima ópera bufa italiana.

A minha pergunta: No Brasil, actores, intelectuais, e políticos lutam contra o preconceito racial existente no dia a dia?... Sei, que o negro Brasileiro é todos os dias descriminado de forma violenta.

Em vez de uma novela sobre a Índia e as suas castas, não seria melhor, uma novela sobre o racismo no Brasil?

2 comentários:

Amílcar Tavares disse...

Um espectáculo deprimente!

Wanasema disse...

Uma nova que fale das raízes africanas na formação da cultura brasileira seria algo impensável para os próximos cem anos, no mínimo. Uma que aborde o racismo, impossível e despropositada. Afinal, não há racismo no Brasil.

Abração,
Tchale!!