A atividade criadora de Pina Bausch, ou Philippine Bausch – nome de nascimento – exerceu grande influência na dança contemporânea alemã e internacional. Bailarina, tendo aprendido com grandes mestres, estreou como coreógrafa em 1968. Com sua segunda produção, Im Wind der Zeit ("No Vento do Tempo"), obteve o primeiro prêmio do Concurso de Coreografia de Colônia em 1969. Em 1973, assumiu a direção do Balé de Wuppertal, que logo adquiriu o nome, dado por Bausch, de Teatro de Dança de Wuppertal. As suas coreografias são uma junção original de teatro e dança moderna, refletindo os sentimentos humanos – como a tristeza ou o amor –- sem necessidade de os traduzir num argumento fixo, antes funcionando em"work in progress". Entre as suas produções, destacam-se Komm tanz mit mir ("Vem, Dança Comigo", 1977), Keuschheitlegende ("Lenda de Castidade", 1979), Viktor (1986), ou Café Muller. Nos últimos anos, produziu criações inspiradas em várias cidades européias, entre as quais Lisboa, onde apresentou, em 1998, Mazurca Fogo. Bausch realizou também adaptações operísticas para o seu teatro de dança, no final dos anos 80, o filme Die Klage der Kaiserin.
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