24 de ago. de 2010

SÃO VICENTE - MINDELO, QUO VADIS???


Numa palestra sobre o património do Clube de Golfe de São Vicente proferido por Luís Silva, também sobre outros patrimónios que vem sendo sistematicamente apagados nesta ilha, o Dr Irineu Gomes, psiquiatra, e ex-ministro da saúde, teve o encargo de falar sobre a figura Mindlense que foi o saudoso Sr. Dul, grande dinamizador do desporto e cultura Mindelense…

Irineu Gomes, no seu discurso; de repente explode: Numa ilha, onde a televisão no festival da Baía das Gatas, filma pessoas gritando: Soncente ê sabe, sabe pâ Cagá?... Há algo de errado, que não bate certo: Como é possível, as pessoas festejarem, apologizando a merda?... Esta sociedade está doente! Afirmou Irineu Gomes, recebendo uma estrondosa salva de palmas dos presentes.

Caros amigos do Mindelo, Cabo-verdianos!: É fundamental uma participação MAIS activa e democrática, no que concerne o destino desta ilha.

Valeu a pena ter participado, neste acto nobre e democrático.

3 comentários:

Et disse...

Eu também sou frequentador/diário deste seu Blog. Respeito as mensagens postadas. Porque não dizer: "Soncente é sabe pa afronta!/ou sabe pa bsu! em vez de " Soncente ê sabe, sabe pâ C....?". Sempre podemos conscientemente escolher. Agora, sei que "o Criolo, Homem/Língua, meste inda mas Educason para se integrar socialmente. Como assim?!" Parece-me que as expressões referidas dizem a mesma coisa; só que essa última invoca uma Imagem... e fora do contexto. Temos essas expressões na nossa Língua, era só saber escolher uma, claro, adequada ao ambiente que se está a (con)viver.

Anônimo disse...

A Escatofilia defacto não é certo um simbolo de alegria! Mas porque razão é que a "ROSA" que é linda e cheira bem,tem espinhos?!Porém, no entanto a "MERDA" que é feia e cheira male espinhos não tem! Paradoxal não?! Se diz QUO VADIS!

Tchale Figueira disse...

Obrigado pelas mensagens: Corrigi o Quo... paradoxal sim! Prefiro rosas com espinhos, do que um bando de gente, gritando merda em histerismo...